Retorno do Blog: Minha experiência nas provas do Mestrado

Olá Pessoas Lindas!

Desde já peço muitas desculpas por esta total ausência, mas o blog andou parado por um motivo super importante: MESTRADO.
Tive que me dedicar para fazer valer a pena, (piegas)! Estudei, li, e preparei o projeto desde junho de 2014 e agora posso me declarar, não ainda oficial rsrs (matrícula só em fevereiro), como MESTRANDA!




Pois é, felicidade total e a parte, pois ela veio carregada de ansiedade e nervosismo (pois é claro que não vai ser moleza rsrs). Pois então, voltando a toda com as nossas publicações vou começar por contar minha experiência nessa fase da vida que, não pra todos, é tão importante quanto arrumar a própria, pois na verdade este é o caminho que escolhi trilhar: pesquisadora.
-
A minha dificuldade foi compreender, mesmo que minimamente, como é este mundo, e como eu poderia fazer parte dele, já que minha carreira na graduação não foi lá muito convincente: eu não sabia o que queria ao certo. Por isso resolvi escrever sobre o assunto, vai que tem alguém tão perdido como eu estava (estou)?
Lembro que no começo dos 4 anos de graduação não via a hora de acabar, entretanto no último ano da faculdade a coisa foi apertando e eu pensava o que vou fazer depois que acabar?
Felizmente consegui terminar a faculdade, não com as notas que hoje queria, mas terminei e adivinhe? Me senti completamente perdida! Nesse ponto eu larguei as rédeas e me joguei na cama: passei quatro meses sem saber o que ia fazer da vida, e foi entre Supernatural e Dr. Who que decidi me aventurar um pouco: comecei teatro, larguei. Fiz cursos de fotografia, comprei uma câmera e me apaixonei pela arte fotográfica, maaas não era o que queria como carreira. Então fiz uma pós em artes e adorei estudar teatro, mas ainda não era o que eu queria.
Foi nesse momento que Deus enviou uma pessoa maravilhosa pra me socorrer: minha professora da graduação Wilma Coqueiro. Comecei a fazer parte do grupo de pesquisa Diálogos Literários  da Unespar e aí a coisa brilhou quando conheci algumas escritoras contemporâneas como Clarah Averbuk, Adélia Prado, Nélida Piñon e a minha agora companheira de mestrado Adriana Lisboa.
Com indicações de teoria da querida Wilma finalmente enxerguei a luz no fim do túnel e consegui montar o projeto.
Com a inscrição feita, comecei a me preparar para a prova teórica: estudei algumas obras indicadas pela universidade. Por que não todas? Bem, o motivo é tão simples como o azul do céu: eu não ia conseguir estudar todas né? rsrsrsrs
Brincadeiras a parte sem ser tão brincadeira assim, o principal motivo foi que segui a seguinte linha de pensamento: melhor estudar pouco e ir bem preparada do que me enrolar com todas as teorias.
Estudo vai e vem, chegou o dia da prova e ela consistiu em escolher entre poesia, conto e trecho de peça teatral e analisar segundo uma linha teórica.
Teoricamente não é tão difícil, mas se não estiver preparado pra analisar, defender e teorizar, complica. Achei que minha performance não tinha sido lá aquelas coisas e passei os dias até o resultado me preparando psicologicamente para a reprovação, (tá legal, eu até chorei de desespero) mas o fato é que quando chegou a resposta foi quase inacreditável. Depois do resultado dei os últimos retoques, agora muiiito mais animada, no meu projeto e entreguei na data marcada junto com mais um monte de outros documentos incluso o currículo lattes.
Algumas semanas depois chegou o dia que mais me angustiava: a entrevista. Estariam presente 3 doutoras que poderiam ter a sorte de me orientar (hahahaha aiai só eu mesmo), indicadas por mim. Como foi a escolha? bem, durante as aulas e pesquisa para o Diálogos Literários encontrei as obras da Adriana Lisboa e para decidir o objeto de pesquisa, tentando ser próximo do que me interessava, entrei no lattes das orientadoras da universidade visada e encontrei uma doutora que tem uma pesquisa interessante, aproveitei e preparei o projeto tentando entrar com ela. Claro que eu poderia indicar outras duas, então, ainda pelo lattes, indiquei as que poderiam se interessar. Mas por sorte, Deus e esforço, consegui minha aprovação do projeto pela orientadora que queria.

Imagem que claramente demonstra minha felicidade e representa minha posição diante da situação.

Depois da entrega do projeto, chegou o dia da entrevista e lá estavam as três e uma quarta. Meu coração quase saltou pela boca durante os 10/15 minutos. Fizeram algumas perguntas como: se eu trabalhava, como surgiu meu projeto, como era minha participação no grupo Diálogos, se havia feito disciplina como aluna especial, se eu teria disponibilidade para fazer as disciplinas, e se caso eu não passasse continuaria a fazer disciplina como aluna especial (já que eu havia feito uma).
Fazer essa disciplina é importante para conhecer a instituição e alguns professores, além de ajudar no projeto e na prova.

Bom, resumindo: com força de vontade e estudo alcancei meu objetivo!

Agora vou enumerar toda essa história, pra quem tem interesse em seguir por esse caminho:

1 - Faça parte de grupos de pesquisa;
2 - Publique artigos e participe de eventos, o que fará melhorar seu currículo lattes (o que conta muito);
3 - Descubra seu objeto de pesquisa e organize a produção dele com um tempo propício para deixá-lo bom e não meia boca;
4 - Se possível peça para algum professor/orientador da graduação para dar uma olhada, assim você terá uma opinião construtiva;
5 - Lembre-se de analisar se o seu projeto vai ou não interessar o seu futuro orientador, não adianta nada escrever sobre a lua se o professor pesquisa sobre o sol (a não ser que ele seja um que se interessa por projetos diferentes da linha de pesquisa dele);
6 - Estude para a prova teórica;
7 - Se prepare para a entrevista, tente ser natural e espontâneo nas respostas, mas antes em casa, tente organizar um pouco as ideias;
8 - Conheça a instituição do seu objetivo;
9 - Faça alguma disciplina como aluno especial;
10 - Se esforce e capriche, que tudo vai dar certo!
                                                                                                      BOA SORTE!

#Diário1


Mirian Kardoso


Related Articles

4 comentários:

  1. Prezada Mirian Kardoso quero parabenizá-la por alcançar parte de seu desejado objetivo: o mestrado. Tudo que é bom nos exige paciência, perseverança e planejamento (conhece a regra dos três PPP?, é essa que acabo de escrever quando se pretende atingir um grande e difícil objetivo). Fico feliz por você e pela alegria que te contagiou e se estende até agora com a sua conquista. Bem-vinda ao blog e compartilhe suas experiências, seus novos conhecimentos com aqueles que torcem pelo teu sucesso. Grande abraço e tudo de bom.
    Robert Thomaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Thomaz!
      Mesmo não conhecendo com a regra dos três P, utilizei e muito! @@
      Espero continuar contando com sua colaboração para o enriquecimento do blog!
      Abraço

      Excluir
  2. Parabéns e boa sorte :D
    Eu também estou acabando o meu curso e pensando se vou seguir para mestrado ou não, estou esperando um pouco mais de incentivo da minha parte :)
    Adorei o seu blog e vou acompanhar ^^

    Beijos - http://fazdeconta-daliv.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa
      demorei dois anos pra me decidir pelo mestrado rsrsrs
      tire um tempo pra vc depois q terminar tua graduação, e experimente um pouco. Daí, se for o que realmente quer, mergulhe no mestrado!
      beijo beijo <3

      Excluir

Gostou? Deixe seu comentário para sabermos sua opinião!